Colaboradores

Essas pessoas ajudaram o projeto a sair do papel, com seus talentos e trabalho e a eles sou extremamente grata. Este espaço é dedicado ao reconhecimento de suas participações.




Livia Lazzaro Rezende
(Responsável pela redação dos textos do livro)

Apaixonada tanto pelo registro visual quanto pelo escrito, Livia descobriu na pesquisa em história do design uma maneira de unir seu incansável interesse por objetos, imagens, e seus significados.
Em 2010, Livia concluiu seu doutoramento pelo Royal College of Art e pelo Museu Victoria & Albert de Londres, com uma tese que a manteve vivendo no século XIX por mais tempo do que o aconselhável. Ela investigou como o Brasil procurou se representar fora do Brasil, através de imagens, objetos, mostruários e pavilhões projetados para exposições universais européias e norte-americanas entre 1851 e 1922. Algumas de suas idéias sobre a cultural visual e material brasileira e a construção de uma identidade nacional foram publicadas no Reino Unido, Bélgica, Japão e Brasil – a conquista do mundo é lenta mas certeira!
Além de ver e escrever, Livia tem lecionado história, crítica e teoria do design há mais de dez anos, entre a Inglaterra e o Brasil. Em Londres, também trabalhou como designer gráfica e editorial, viu os shows mais incríveis de sua vida e confirmou que a música e a arte salvam. Atualmente mora no Rio e trabalha como pesquisadora pós-doc na mesma instituição onde se formou, a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ).
Livia também desenha, mas esconde na gaveta.



Rodrigo de Andrade
(Responsável pela gravação e edição do vídeo do projeto no Catarse)

Formado em Análise de Sistemas pela Estácio de Sá e pós-graduado em Java, também pela Estácio, Rodrigo têm 14 anos de carreira no mercado de Tecnologia. Sua trajetória profissional passou por diversas produtoras de vídeo/cinema, como a Conspiração Filmes e a Hungryman, além de ter empreendido em suas próprias iniciativas, relacionadas ou não à informática: abriu, junto com seu parceiro Eduardo Harms, a Inspiração Tecnológica; e ao lado de José Pedro Tafner dirigiu os trabalhos da Gruta Filmes e Rádio Gruta.com.

Rodrigo se vê dividido entre o mundo corporativo da tecnologia e a indústria criativa, levando em seu currículo, além de certificações Cisco, experiências com música - 3 anos estudando no Vila Lobos - e filmagem e edição em diversos projetos.





Trio Studio
(Responsável pelo escaneamento dos originais das ilustrações)

O número 3 tem uma grande importância simbólica de união e equilíbrio, sendo recorrente sua presença na literatura e nas artes. Também é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.
Pela união de três profissionais com mais de dez anos de experiência no mercado gráfico e editorial - Marcelo Alves, Fabio Liporage e Fernando Maia - nasceu o TRIO STUDIO.
O TRIO STUDIO é um birô de pré-impressão e premídia totalmente focado na necessidade do cliente.
Com atendimento personalizado, garantimos uma comunicação precisa, direta e ao mesmo tempo dinâmica, em que o cliente percebe de forma clara os resultados obtidos em nosso processo de trabalho.




Thais Medeiros e Mark Phillip
(responsáveis pelas traduções dos textos)


Mark Philipp Mestre em Environmental Technology na Imperial College London. Tem 10 anos de experiência em ativismo ambiental, política e investimento sustentável. 

Thais Medeiros Mestre em Poéticas Visuais pela UFRJ (EBA / UFRJ, 2009), escreve, traduz e edita a publicação independente Rébus (http://rebuspress.wordpress.com/) e é uma das editoras da revista Elástica (http://www.revistaelastica.com/).




Nenhum comentário:

Postar um comentário