29 de março de 2012

Promoção na Fanpage!


Está no ar na nossa fanpage no Facebook a primeira promoção do Livro-Poster Canção!

Para participar, é molezinha: basta ir na página do Face e entrar no post que fala da promoção, que tem a mesma foto aí de cima. Daí, é só fazer 2 passos:
1. Compartilhar o post; e
2. Escrever alguma coisa na lista de comentários da imagem.
Ponto!

Estaremos sorteando esse lindo sketchbook entre todos que postarem um comentário e compartilharem o post, na próxima segunda-feira, dia 02 de Abril.

O sketchbook tem encadernação artesanal feita pelas mãos de fada da nossa artista Gabriela Irigoyen, tem 15 x 15 cm (fechado) com capa em tecido brillianta vinho e lilás e miolo de 100 páginas em papel markatto marfim 180g. 

Perfeito para colocar todas suas idéias criativas!

Canção #4 - Space Oddity

Um clássico maravilhoso do camaleão do rock, David Bowie - ele é o máximo, realmente. 40 anos de carreira com muitos pontos altos, sempre se reinventando com muita experimentação.
A transgressão aqui está neste artista sem igual, que, em 1970, inventou esse personagem andrógino "Ziggy Stardust", dando início à purpurinante era do glam rock e provando ser esta apenas mais uma faceta de uma carreira marcada pela renovação contínua, inovação musical e apresentação visual de alto impacto.

Space Oddity é daquele tipo de canção que precisa ser ouvida repetidas vezes em um volume sem frescura, para que toda sua complexidade aflore. É uma viagem no tempo, back to 1969, quando a faixa acendeu as luzes sobre o cantor, chegando ao Top 5 do Singles Chart do Reino Unido. E olha a cara de guri do Bowie no clipe!

Mas quem escolheu ilustrar tão bela música?! Só podiam ser os queridos Gabriela Irigoyen e João Sánchez, que certamente farão algo de igual beleza!


28 de março de 2012

Canção #3 - Erotica

O single "Erotica", do album de mesmo nome, marca a época mais polêmica da rainha do Pop, quando ela abusou do erotismo e abordou temas-tabú como a homossexualidade e o sadomasoquismo em sua música e projetos paralelos.
No mesmo período do album foi lançado também o livro Sex, um tipo de ensaio fotográfico de teor ultra picante.
Essa foi Madonna no seu melhor, no seu auge - polêmica, provocante, sexy.

A dupla que escolheu essa da seleção foi a Ana Escorse e o Victor RocMed... quero ver no que vai dar - uma dominatrix com cabeça de onça e corpo coberto em tatuagens? hmmmm....


25 de março de 2012

Canção #2 - Me So Horny

Claro que a escolha da "Me so Horny" só podia ter vindo do André Amaral e do Carlos Bobi!

Um clássico do Hip-Hop americano, 2 Live Crew fez fama em cima da polêmica gerada por essa música, Me so Horny, que foi banida dos Estados Unidos por causa de sua "obscenidade".
Além dessa transgressão, também a destacamos como influência importante para o nosso funk carioca.

E dá um look no colarzinho do malandro... Da-lhe anos 80!


21 de março de 2012

Canção #1 - Autobahn

E a primeira canção escolhida fooooi: AUTOBAHN, do Kraftwerk!
A dupla que vai trabalhar em cima dela é o Maurício Planel e o Pedro Themoteo.

Onde está a transgressão?
Kraftwerk está entre as bandas mais importantes e influentes da segunda metade do século XX. Eles revolucionaram a maneira como a música eletrônica é percebida e produzida. Foram os primeiros em transformar sons feito exclusivamente por máquinas em melodias harmoniosas, em canções que pudessem ser consumidas por um público mais vasto do que os eruditos apreciadores da música dita eletroacústica, produzida até então.
Além do que, eles começaram a fazer suas experimentações bem na época do burburinho cultural que tomava de assalto os Estados Unidos e a Inglaterra - amontoados um em cima do outro, vieram os movimentos da disco music, punk rock e hip-hop/breaks, originando outros tantos (house, techno, indie, etc.) sob a influência dos seus sons sintetizados.

Autobahn é uma canção de 1974 com quase 23 minutos que representa uma viagem de carro pela freeway mais conhecida do mundo.



20 de março de 2012

ESTÁ NO AR!!


E foi dada a largada, senhoras e senhores!
O projeto Livro-Poster Canção está no ar no site do Catarse e, em menos de 12 horas já conseguimos arrecadar R$ 510,00! Isso é uma ótima notícia.

A partir de agora teremos dois meses para juntar todo o dinheiro necessário para a produção do livro e das recompensas maravilhosas que vamos dar aos nossos apoiadores.

Como disse o Cláudio Gil e eu adotei: tem recompensa para todos os gostos e bolsos. E tudo foi pensado para retribuirmos com peças realmente especiais - tem poster em silk, gravura, cartão postal, adesivo e muito mais...
E olha, 70 reais para levar o livro pra casa não é nada caro - pense que qualquer livro de design ou arte em uma livraria custa acima dos 100. Esse nosso, além de exclusivo, limitado e assinado, também vira poster!!
É o máximo, não?

Estamos também muito contentes com o apoio que temos recebido de amigos e colegas, divulgando o projeto. Olhem que bacana a matéria que a Carol Hoffmann escreveu no Amenidades do Design, e o post super super da Maria Amália no Sembatsuru.
Isso prova que estamos no caminho certo.

Então, vai lá no Catarse e dá uma forcinha!

;)

19 de março de 2012

Transgressão



O Livro-Poster deseja transpor barreiras, apagar os limites entre as diversas formas de arte; quer mesclar estilos, trazer a rua para casa e a casa para a rua; quer ir além do comum.

Nada melhor então que ter "transgressão como tema para essa primeira edição do livro.


transgressão
trans.gres.são
sf (lat transgressione) 
1 Ato ou efeito de transgredir; infração, violação. 
2 Geol Recobrimento sedimentar causado pelo aumento espacial de uma sedimentação. T. marinha:movimento das águas do mar ao invadir um trecho de continente.

transgredir
trans.gre.dir
(lat transgredere, corr de transgredi) vtd 
1 Ir além dos termos ou limites; atravessar: Transgredir fronteiras. 
2 Não observar, não respeitar (as leis ou regulamentos); infringir:Transgredir a lei, o preceito, o regulamento. 
3 Deixar de cumprir; postergar: Transgredir a ordem.




Temos uma predominância de artistas de Street Art no casting – pessoas que vieram do mundo do graffiti, um universo até então visto com maus olhos ou ignorado – reforçando essa temática.

Novo colaborador [4]

E o projeto não para de crescer!

Eu já mencionei a colaboração deles dois no post anterior, com as novidades, mas agora vai um dedicado, já que chegaram suas mini-bios e fotinhos!

É com alegria que recebemos a Thais Medeiros e o Mark Phillips que estão nos ajudando a colocar todo conteúdo textual do blog e do livro em inglês.
Muito importante para que nosso projeto e consequente livro tenham a abrangência desejada!


16 de março de 2012

Novidades do projeto



Além das novidades dos nossos artistas, o projeto também está andando a todo vapor, saca só:

// Supersuper wonder maravilha!: uma das mais populares publicações de design do Brasil adorou o projeto e vai publicar uma nota em suas páginas! Deve sair na primeira semana de Abril.
Mas sabem o que isso quer dizer? Quer dizer isto: quem deixar para apoiar o projeto na última hora pode ficar sem recompensa.. pois uma vez que o Livro-Poster entrar na mídia, ish... Ninguém segura!

// A escolha das canções está quase quase!! Estou escolhendo artistas de estilos musicais que ultrapassaram limites, romperam barreiras, na época em que floreceram. Por exemplo, o movimento da Disco Music se iniciou em Nova Iorque em meio a um caldeirão social, como o grito revolucionário de uma minoria excluída – gays, drags, trans e negros gritavam por liberdade na rebelião de Stonewall, em 1969. Ou seja, teremos certamente uma pérola disco-dancing a ser interpretada pelo talento de uma de nossas duplas.
Vou dar uma palhinha musical aqui no próximo post.


E nossos colaboradores estão arrasando:

// O vídeo que irá apresentar o projeto, tanto aqui quanto no Catarse, está em fase de finalização. Com a ajuda do nosso colaborador Rodrigo de Andrade, já gravamos todas as cenas, editamos o material, inserimos a trilha sonora e começamos a tratar as cores. Agora faltam uns ajustes finais e em breve liberaremos o videoclip para todos assistirem.

// Thais Medeiros e Mark Phillips já começaram a traduzir os textos do site para o Inglês, assim conseguiremos visibilidade fora do país. Em pouco mais de uma semana teremos as informações mais importantes disponíveis nos dois idiomas. Em breve teremos a mini-bio e fotos deles aqui no blog.


Ta bom, né?

Quer ficar por dentro de tudo? Curte nossa pagina no Face.
Quer saber em primeira mão o dia de abertura do projeto no Catarse, assim você nos apoia e não fica sem sua recompensa?  É só confirmar presença nesse "evento" aqui (não é um evento de verdade, é só para mandarmos um email a todos confirmados).



Oficina de Caligrafia com Claudio Gil


Mais uma novidade dos nossos artistas.

Claudio Gil, grande calígrafo ou, como eu o chamo, mestre dos magos calígrafos, viaja incessantemente pelo país ministrando suas oficinas de caligrafia. Eu tive o prazer de participar das duas mais populares - O Alfabeto Fundamental e As Góticas. Passamos algumas horas mergulhados em sua paixão e saímos sempre como se tivéssemos sido mordidos por um bicho contagioso.

O universo da tipografia e da história das línguas se abre para nunca mais fechar – daí é só ter a certeza que você para sempre terá uma vontade curiosa de saber de onde vieram tais e tais alfabetos, e as formas, olha que linda a curva desse dê, e quais materias podem ser experimentados?... e se eu tentar com esse toquinho de madeira aqui?!

Vale cada minuto e o resto da vida brincando.

14 de março de 2012

Gabriela Irigoyen no Jornal

Olhem que bacana! A Gabriela Irigoyen, mestre em fazer encadernações maravilhosas (não existe um artista que não queira sair rabiscando em um dos seus sketchbooks), saiu no Jornal do Commercio essa semana, com uma materia sobre sua exposição no Centro Cultural da Justiça Federal.

Eu fui na abertura e adorei. É possível ver a Gabriela em cada uma das peças apresentadas – existe uma delicadeza e um encanto na narrativa. E é uma maneira surpreendente de ver e repensar o livro, suas páginas, seu conteúdo. Recomendo.

A exposição fica no CCJF, na Cinelândia (RJ), até dia 1º de Abril, e no dia 28 de Março haverá uma oficina de encadernação gratuita aberta ao público - poréeeem, as vagas são limitadíssimas. Para se inscrever é preciso escrever para o email educativo.ccjf@trf2.gov.br.

13 de março de 2012

Oficina de Colagem com Maurício Planel


O queridíssimo Maurício Planel, um dos 20 artistas do nosso casting, está preparando mais uma oficina no próximo final de semana.
Maurício é expert em colagens e faz trabalhos belíssimos, que já foram publicados em diversas revistas e livros ao redor do mundo. Nesta oficina ele vai mostrar algumas técnicas de colagem digital.

Vai ser no dia 24 de Março, no estúdio da Substância 4, ali no Catete, Rio de Janeiro.

Além da oficina, ele também está com uma exposição individual na Galeria Città, na Barra da Tijuca (Av. das Américas, 700), até o final de Abril - é uma boa oportunidade de ver seu trabalho de perto.

Conheça mais o trabalho do Maurício no site dele.
Para maiores informações e inscrições, escreva diretamente para contato @ mauricioplanel. com.



Novo Colaborador [3]



Estamos muito contentes com o acréscimo de mais um colaborador/patrocinador no projeto do Livro-Poster. Dessa vez contaremos com a ajuda super especializada de uma empresa, o TRIO STUDIO, um bureau especializado em tratamento de imagem, diagramação/editoração e impressão de provas digitais.

Eu tive o grande prazer de trabalhar com eles no tratamento das imagens do livro Luciferinas, de Simone Michelin e pude ver que eles são pessoas ótimas, além de ter uma preocupação altíssima com a qualidade do serviço que prestam. E não é babação de ovo, eles são bons mesmo.

Por isso mesmo, contar com a ajuda deles neste projeto é motivo de grande alegria. E o que eles farão? Eles transformarão os originais dos artistas em arquivos digitais - ou seja, vão escanear com alta fidelidade as ilustrações originais para que possamos colocá-las nas páginas-posters do livro.

Conheçam um pouco mais do trabalho deles aqui.

9 de março de 2012

Temos uma gráfica!



Grande novidade no front: conseguimos fechar um valor bacana para a impressão do livro (\o/ \o/ \o/), com uma gráfica parceira com quem tenho feito alguns trabalhos editoriais - eles são super atenciosos, acessíveis e têm uma ótima qualidade também.

O livro terá um formato perfeito para poster, 35 x 50 cm, e será feito com papel offset, que é mais natural e não tem aquele brilho chato que reflete na luz, com a gramatura ideal de 240g.
Além disso faremos uma lombada quadrada super charmosa e teremos picote em todas as páginas com ilustrações, para que elas possam se transformar facilmente nos posters killers que nossos artistas estarão preparando muito em breve.

E, claro, capa com laminação, para proteger o livro e fazer com que dure bastante tempo!

Vai dizer, irresistível, não?
Ah, e serão feitas somente 700 unidades! E vou avisar mais uma vez: apenas 350 poderão ser comprados através do Catarse, o restante não estará a venda. Então, quem não adquirir o seu através do crowdfunding, perdeu...

Olha lá, quem avisa amigo é: confirme presença no evento-não-evento no Facebook. Vamos mandar mensagem para todos convidados confirmados avisando a data de abertura do projeto no Catarse, assim você não correr o risco de ficar sem seu wonder-poster-book.

7 de março de 2012

1º Encontro dos Artistas



Foi no sábado passado, dia 03 de Março, o primeiro encontro de parte do casting do livro.

Nos reunimos na grande mesa da Casa França Brasil, no Rio de Janeiro, para discutir os detalhes do projeto, desde a escolha das duplas até a escolha das canções.

O resultado disso? MAIS e MELHORES recompensas para você! Olha só que máximo que ficou, clicando aqui.

Veja as fotos do primeiro encontro na nossa página do Facebook.

Novo colaborador [2]


É com muito prazer que recebemos a colaboração do Rodrigo de Andrade - bem vindo ao time!

Ele vai nos ajudar com a filmagem e edição do vídeo que entrará no Catarse, explicando o projeto para todos que quiserem apoiar. Claro que vamos colocar o vídeo aqui também!

E, sempre que possível vamos também filmar o "making of" das ilustrações que comporão o livro, assim todos poderão acompanhar esse processo colaborativo de criar, além de poder ver um pouco de alguns grandes mestres trabalhando e fazendo arte. Se for como nosso primeiro encontro, vai ser muito divertido!

Veja um poucuinho da história dele aqui.

1 de março de 2012


Grande evento-não-evento de lançamento para captação!

Para quem não quer perder a chance de adquirir um dos exclusivíssimos Livros-Poster, está aqui a oportunidade de saber em primeira mão sobre o lançamento do projeto no site do crowdfunding.

Por quê você quer saber do lançamento?

• Porque o Livro-Poster é super exclusivo não estará a venda em lugar nenhum! Teremos apenas 214 unidades disponíveis como recompensa no crowdfunding.

• E porque além do livro teremos outras recompensas in-crí-veis: imagina você ter o prazer de escolher uma das canções que comporão o livro?! Ou então receber uma obra de arte - uma gravura de tiragem limitada - numerada e assinada? Ou ter uma parede inteira ilustrada, na sua casa, loja ou estúdio?!

Então, curte a FanPage no Facebook e confirme sua presença no evento para não perder sua chance.
Depois não adianta chorar ;)

Fan Page no Facebook!



E já está no ar a nossa FanPage no Facebook!

A página vai servir para um monte de coisas:
• mostrar o trabalho dos artistas  ultra talentosos do livro
• reunir as pessoas interessadas no projeto
• fazer promoções com alguns trabalhos relacionados ao mundo da ilustração e Street Art

Além disso, vamos criar um evento especial com o qual todos aqueles que tiverem interesse em adquirir o mais-que-exclusivo Livro-Poster Canção #1 poderão saber em primeira mão a data de lançamento do projeto no Catarse.me.

Então fique ligado! Vá para a fanpage e dá um "like", senão você corre o risco de ficar perder a oportunidade de adquirir seu livro ou os trabalhos de arte exclusivos do crowdfunding.